Após sete meses de treinamento no Curso de Formação de Soldados – CFSd, os alunos Soldados de Curitibanos deram início ao estágio supervisionado que marca o período final das aulas. Entre os dias 22 de outubro à 9 de novembro de 2018, cerca de 33 alunos realizarão diversas atividades no 2º Batalhão Bombeiro Militar. Após o término do estágio, os futuros Bombeiros farão a cerimônia de formatura, para enfim serem efetivados como Bombeiros Militares.
O CFSd teve início em 19 de março de 2018, na Unidade de Ensino Fora da Sede (UEFS) de Curitibanos. Dando continuidade aos conhecimentos adquiridos, o estágio proporciona a prática em ações reais, contemplando as áreas de Seção de Atividades Técnicas (SAT), Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM), Serviço Operacional na Guarnição de Serviço do Auto Socorro de Urgência (ASU) e Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR).
No COBOM, os alunos Soldados recebem as ligações dirigidas ao 193, atendendo ocorrências como acidentes de trânsito, combate a incêndio estrutural, captura e manejo de insetos e corte de árvores, entre outros. Após o atendimento, eles geram as ocorrências e realizam o acionamento da guarnição.
O estágio supervisionado na guarnição do ASU e ABTR proporciona aos futuros Bombeiros a aplicação das técnicas estudadas durante o CFSd. Na SAT- Seção de Atividades Técnicas, o objetivo do estágio supervisionado é ambientar os alunos com a análise de projetos preventivos contra incêndio e pânico e realização de vistorias em edificações.
Créditos: Aluno Soldado BM Elizandra Campos
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina