Na última terça-feira, 27, os alunos soldados do Curso de Formação de Praças (CFP) participaram do Treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio (TATS), realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis.
A atividade contou com instruções teóricas e práticas, com foco na Diretriz nº 39-CmdoG, documento que orienta uma atuação mais humanizada do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em ocorrências envolvendo tentantes de suicídio, priorizando a abordagem de dissuasão, o diálogo qualificado e o acolhimento.
Os conteúdos foram ministrados pela major Fernanda (Estado-Maior), pelo 3º sargento Amorim (1ºBBM) e pelo cabo Gabriel (10ºBBM), que também reforçaram a importância do autocuidado, da atenção à saúde mental e das ações de prevenção e "posvenção" — apoio aos enlutados. Durante as instruções, destacaram que o bem-estar emocional do bombeiro militar é fundamental para um atendimento qualificado e para a construção de uma trajetória profissional saudável.
Ao final do treinamento, os participantes reforçaram o compromisso de praticar uma abordagem sensível, técnica e centrada na vida. Falar sobre prevenção ao suicídio é falar sobre cuidado, acolhimento e preservação da vida.