Antecipação de risco: desmobilização da Força-Tarefa em Rio do Sul

Acesse mais imagens CLICANDO AQUI.

No início da tarde desta segunda-feira (28/09) o Comando da Força-Tarefa (FT) do CBMSC determinou o estado de normalidade, desmobilizando o reforço (viatura Auto Posto de Comando e Força-Tarefa do 5° Batalhão - Lages) movimentado para Rio do Sul no domingo (veja aqui). Conforme o Comandante da FT, Coronel BM Marcos Antônio de Oliveira, a melhora do tempo e a previsão de precipitações de menor volume motivaram a decisão. Fica desativada também a Sala de Situação, localizada no Comando-Geral em Florianópolis.

Durante a ativação da FT os comandantes na sala de situação, no Comando-Geral do CBMSC, estabeleceram contato direto com o local (Rio do Sul) por meio da viatura Auto Posto de Comando (APC-01). O ônibus, equipado com equipamentos de comunicação via satélite, transmitiu e recebeu imagens em tempo real. A estrutura recebeu a visita de autoridades locais, como o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Sr Ítalo Goral, representantes da Defesa Civil, Polícia Militar e da prefeitura municipal.

O Tenente Coronel BM João Valério Borges, comandante do 5° Batalhão (Lages), esteve presente durante todo o período de mobilização e destaca a importância da ação para a região, frequentemente acometida por enchentes. De acordo com o oficial, durante a reunião com a prefeitura municipal e outros órgãos de representação pública nesta manhã, “o CBMSC recebeu o reconhecimento da comunidade riosulense, que se sente amparada. Felizmente os níveis do rio se mantiveram estáveis, mas demonstramos preparo”, afirmou.

Compareceu também o Comandante da 2° Região Bombeiro Militar, Coronel BM Walter Ferreira Póvoas, que avaliou positivamente a ação. “Demonstramos o comprometimento institucional com a antecipação de riscos, mantendo nossa Força-Tarefa em alerta e pronta para qualquer eventualidade”.

Acompanhe o nível do rio Itajaí-Açu CLICANDO AQUI.

Entenda a Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é uma estrutura independente na qual bombeiros de cidades não afetadas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo orgânico de municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos, etc).

O grupo especializado é formado por unidades de 12 bombeiros distribuídas pelos 13 Batalhões existentes no Estado, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Divisão da Tecnologia da Informação (DiTI). As equipes são dotadas de viaturas, equipamentos e material de apoio próprios para o emprego em situações extremas.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela