Nesta segunda-feira, 14, foi assinada a regulamentação da lei de organização básica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), pelo governador Carlos Moisés da Silva, entre os atos previstos durante a solenidade de promoção de oficiais e praças da corporação.
No dia 13 de junho de 2003 o CBMSC foi emancipado da Polícia Militar de Santa Catarina, por meio da Emenda Constitucional 33. A corporação passou a ter independência organizacional, funcional e administrativa e foi previsto que a lei de organização básica, para determinar as missões, estruturas e competências institucionais.
Em 2018 essa lei foi aprovada, trazendo diretrizes de organização e, consequentemente, um melhor atendimento às necessidades da sociedade, porém ela ainda não estava regulamentada.
“Em 2021, quando a corporação completa 18 anos de emancipação, damos um grande passo para a organização institucional com este ato de extrema importância que demonstra ainda mais maturidade por parte do CBMSC. Cada vez mais pensamos na população, que recebe um atendimento de qualidade com o adequado alinhamento do serviço”, destaca o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.
A assinatura da regulamentação foi realizada pelo governador Carlos Moisés. "Este era um anseio da corporação. É um dia importante, porque assinamos um processo em que há muitos anos trabalhamos, para que a legislação fosse completa. De certa forma é também uma realização pessoal, já que tive a oportunidade de trabalhar e caminhar para este objetivo", destacou o governador em seu discurso.
Créditos:
Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: Soldado Jackson JACQUES e Soldado Eduardo Silva DE SOUZA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina