Araranguá: formatura do CBAE, homenagens e entrega de viatura

O Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, na circunscrição do 4º Batalhão BM no Litoral Sul, formou na terça-feira (25/08) 30 novos integrantes da comunidade no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE). A solenidade de formatura foi realizada nas dependências do quartel e complementada com homenagens, promoções e a entrega de viatura e equipamentos.

Os formandos receberam na ocasião os certificados de conclusão da capacitação, que prepara os participantes para a atuação na primeira resposta a situações emergenciais, como princípios de incêndios e acidentes, tornando-os Agentes de Proteção Civil e Brigadistas Voluntários.

O CBAE é a primeira fase do treinamento para os interessados em tornarem-se Bombeiros Comunitários, membros da população local que após treinamento realizam trabalho voluntário de atendimento à população em apoio aos militares. Um grupo de 23 Bombeiros Comunitários que já atua na região foi promovido na cerimônia - ascensão concedida em reconhecimento ao empenho e horas de serviço voluntário oferecidos à população do Vale do Araranguá.

O quartel, que atende os municípios de Araranguá, Maracajá e Arroio do Silva, recebeu na cerimônia uma nova viatura tipo Auto Socorro de Urgência (ambulância), 10 conjuntos completos de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para combate a incêndio, um gerador e uma serra sabre. A esses investimentos soma-se, também, a revitalização da garagem de viaturas da Organização Bombeiro Militar (OBM), totalizando R$ 230 mil em recursos provenientes do convênio local.

Homenagens

Pelo apoio tradicionalmente oferecido à Corporação, especialmente durante a realização da Operação Veraneio no município, foi homenageado com o título honorífico “Amigo do Corpo de Bombeiros Militar” o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaíni.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, o comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, Coronel BM Edupércio Pratts, o presidente da Câmara de vereadores de Araranguá, Volnei Roniel Bianchin da Silva, entre outras autoridades civis e militares, familiares e convidados.

Créditos: Soldado BM Guilherme Costa dos Santos / Foto: Cabo BM Rodrigo Bonaldo Rafael