PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (438 palavras)

ATUALIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE SALVAMENTO EM ALTURA NO 11º BATALHÃO (JOAÇABA)

Nos dias 27 e 28 de abril, em Capinzal, ocorreu uma instrução de atualização das técnicas de salvamento em altura, no qual estiveram presentes representantes de todos os quartéis do 11º Batalhão (Joaçaba).



Todo o treinamento prático ocorreu nas instalações do quartel, que possui torre de treinamento para esta atividade. Já os materiais e equipamentos individuais foram emprestados pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).



Os responsáveis por repassar o novo conhecimento foram o tenente Fermiano e o cabo Daussen, ambos instrutores e membros da Coordenadoria de Salvamento em Altura. Também auxiliou na instrução, o soldado Backes, o qual tem se destacado na atividade, mesmo tendo realizado o Curso de Salvamento em Altura (CSalt) em 2021.



O treinamento foi totalmente prático, iniciando com a montagem dos kits individuais e coletivos, passando pelas oficinas de ancoragens, uso de macas de ribanceira e envelope, além do uso de escadas, de tripé, e do cinto resgate imobilizador IMMO. Finalizou-se o treinamento com o sistema de operações padrão, o qual foi adotado pela Coordenadoria para atendimento da grande maioria das ocorrências de altura, por ser um sistema simples, rápido e seguro.


Os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar e conhecer o descensor ID´L de trava automática, com função antipânico e o dispositivo trava quedas ASAP BLOCK, equipamentos de alta tecnologia que agregam simplicidade no uso e muita segurança para o atendimento das ocorrências.



No primeiro dia, os alunos foram submetidos a um simulado noturno onde puderam perceber a dinâmica do atendimento de ocorrências dessa natureza. Finalizando o segundo dia, ocorreu uma competição entre os participantes, verificando a destreza e habilidade na execução dos nós repassados e na progressão ascendente e descendente em cabo suspenso, proporcionando adrenalina similar a das ocorrências.



Destaca-se a participação na instrução do Comandante e do Subcomandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Grigulo e major Schpil, bem como a do Comandante da Força Tarefa (FT) 11, tenente Germanovix, motivando toda a tropa pelo exemplo e dedicação nas instruções, podendo também constatar a importância dos novos equipamentos e técnicas da atividade.


Créditos:
Texto: tenente Robson Fermiano Barbosa Silva
Imagens: tenente Robson Fermiano Barbosa Silva, estagiária Ana e estagiária Monique
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193