Nos dias 27 e 28 de abril, em Capinzal, ocorreu uma instrução de atualização das técnicas de salvamento em altura, no qual estiveram presentes representantes de todos os quartéis do 11º Batalhão (Joaçaba).
Todo o treinamento prático ocorreu nas instalações do quartel, que possui torre de treinamento para esta atividade. Já os materiais e equipamentos individuais foram emprestados pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).
Os responsáveis por repassar o novo conhecimento foram o tenente Fermiano e o cabo Daussen, ambos instrutores e membros da Coordenadoria de Salvamento em Altura. Também auxiliou na instrução, o soldado Backes, o qual tem se destacado na atividade, mesmo tendo realizado o Curso de Salvamento em Altura (CSalt) em 2021.
Os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar e conhecer o descensor ID´L de trava automática, com função antipânico e o dispositivo trava quedas ASAP BLOCK, equipamentos de alta tecnologia que agregam simplicidade no uso e muita segurança para o atendimento das ocorrências.
No primeiro dia, os alunos foram submetidos a um simulado noturno onde puderam perceber a dinâmica do atendimento de ocorrências dessa natureza. Finalizando o segundo dia, ocorreu uma competição entre os participantes, verificando a destreza e habilidade na execução dos nós repassados e na progressão ascendente e descendente em cabo suspenso, proporcionando adrenalina similar a das ocorrências.
Destaca-se a participação na instrução do Comandante e do Subcomandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Grigulo e major Schpil, bem como a do Comandante da Força Tarefa (FT) 11, tenente Germanovix, motivando toda a tropa pelo exemplo e dedicação nas instruções, podendo também constatar a importância dos novos equipamentos e técnicas da atividade.
Créditos:
Texto: tenente Robson Fermiano Barbosa Silva
Imagens: tenente Robson Fermiano Barbosa Silva, estagiária Ana e estagiária Monique
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina