No dia do soldado, 25 de agosto de 2022, o Batalhão de Ajuda Humanitária (BAjH) participou de instrução junto a Defesa Civil de Santa Catarina.
Na ocasião, o efetivo do BAjH aprimorou seus conhecimentos nas áreas de operações de resposta a desastres, em especial as ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e sistema de comando em operações.
O efetivo teve contato com a estrutura do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres - CIGERD, situado na avenida Ivo Silveira em Florianópolis, onde foram expostos os equipamentos que compõem o Centro Integrado de Operações do Estado de Santa Catarina, a Coordenadoria de Monitoramento e Alerta hidrometeorológico, o Centro de Informações ao Público e o Centro de Logística.
O efetivo do BAjH é composto por 33 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Em operações, esse efetivo pode ser composto com bombeiros comunitários ou guarda-vidas civis, podendo apoiar com um efetivo de 180 componentes nas operações de ajuda humanitária em locais atingidos por desastres, apoiando municípios em momentos de extrema necessidade.
Créditos:
Texto: Tenente-Coronel Aldrin Silva de Souza
Imagens: Tenente-Coronel Aldrin Silva de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina