No dia 26 de setembro de 1926, um marco na história da segurança pública de Santa Catarina foi estabelecido com a inauguração da Seção de Bombeiros da Força Pública na rua Tenente Silveira, no coração de Florianópolis. Hoje, 97 anos depois, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) não apenas combate incêndios, mas desempenha um papel vital em diversas atividades desenvolvidas para a prevenção e atendimento a emergências.
Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se operações de combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca e resgate terrestre e subaquático, resposta a emergências com produtos perigosos, operações aéreas, ajuda humanitária, educação pública, investigação de incêndio e prevenção contra afogamentos durante a Operação Veraneio, prevenção contra incêndio e pânico nos imóveis promovendo maior segurança a seus ocupantes. Além das atividades, são desenvolvidos também Projetos Sociais como o Projeto Golfinho, Bombeiro Mirim, Bombeiro da Melhor Idade e Alerta Vermelho que aproximam ainda mais a corporação da comunidade, demonstrando o compromisso contínuo com a excelência e o serviço à sociedade.
Durante uma cerimônia comemorativa, o CBMSC em Itajaí prestou homenagens e reconhecimentos aos bombeiros militares que se destacaram em suas carreiras. A sargento Samantha Rebelo Simas recebeu a medalha Cruz de Bravura Bombeiro Militar por sua coragem e audácia excepcionais em cumprimento do dever, evidenciando a dedicação e o comprometimento em uma missão arriscada de resgate que realizou. Além disso, diversos bombeiros foram agraciados com medalhas de mérito por tempo de serviço, por diversas ações meritórias, e pelo desenvolvimento da doutrina de segurança contra incêndios e cinotecnia no estado de Santa Catarina. As cerimônias de entrega das medalhas foram marcadas por solenidade e aplausos calorosos, em reconhecimento ao compromisso desses profissionais com a segurança da população catarinense.
Os guarda-vidas civis voluntários desempenham um papel crucial na segurança das praias de Santa Catarina. Todos os anos, o CBMSC capacita e certifica esses heróis da praia, atualizando seus conhecimentos e verificando sua capacidade física para continuar a realizar operações de salvamento aquático com excelência. Em uma recente cerimônia, 15 guarda-vidas foram recertificados, demonstrando sua dedicação e preparo para proteger a vida dos banhistas. O guarda-vidas Danilo de Carvalho Praxedes se destacou com a maior média no curso, obtendo uma nota de 9,72, refletindo o alto padrão de treinamento oferecido pelo CBMSC.