Na última segunda-feira, 09, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço Móvel de Atendimento à Urgências (SAMU) receberam a visita do Rafael e da namorada dele, naturais de Campo Bom, Rio Grande do Sul.
No dia 08 de maio de 2019, o casal esteve em Santa Catarina e durante uma trilha, no município de Penha, ele caiu em um costão de difícil acesso. Como sofreu escoriações por todo o corpo e teve um corte profundo na perna, Rafael ficou impossibilitado de sair do local sozinho. Com a situação a namorada ligou para o 193 foi atendida pela Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) de Itajaí.
A equipe do helicóptero Arcanjo 01 foi acionada e realizou as bucas na região da Praia da Galhetinha, quando localizou duas pessoas acenando. Após o pouso os profissionais de saúde realizaram o primeiro atendimento, para que as vítimas pudessem ser retiradas do local com a aeronave e levadas para a praia de São Miguel, quando foram encaminhadas para a equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU), do CBMSC de Penha, que conduziu os pacientes ao hospital.
Os profissionais que participaram do resgate foram: major Túlio - comandante da aeronave; capitão Jair - comandante de operações aéreas; 3º sargento Aurélio - tripulante operacional; 3º sargento Duarte - tripulante operacional; Guilherme - médico de voo e Euseli - enfermeira de voo.
A visita ao BOA, na Capital, foi realizada como forma de agradecimento pelo resgate realizado pela equipe do Arcanjo 01.
Créditos:
Texto e foto: B5 do Batalhão de Operações Aéreas
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina