BATALHÃO DO CBMSC EM SÃO JOSÉ RECEBE PALESTRA DE MÉDICA DO HOSPITAL REGIONAL

Na quinta-feira, 22, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) teve a honra de receber a renomada médica Dra. Nathália Helena Bonotto Corso do Hospital Regional para uma palestra sobre temas relevantes para o atendimento de emergência e o fluxo de pacientes na instituição. O evento ocorreu na sala de aula da sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), em São José, e reuniu bombeiros militares, bombeiros comunitários (BC) e alunos (BC).

A palestra abordou diversos assuntos de grande importância para os procedimentos realizados pelo CBMSC e para o aprimoramento contínuo do atendimento de emergência. Dentre os temas abordados, destacam-se:

1. Casos que os pacientes precisam ir direto para os médicos ou permanecer nas triagens de enfermagem

Durante a palestra, a Dra. Nathália discutiu os critérios para determinar se os pacientes devem ser encaminhados diretamente aos médicos ou se podem ser atendidos nas triagens de enfermagem. Essa distinção é crucial para garantir uma triagem eficiente e uma distribuição adequada dos recursos médicos disponíveis.

2. Linha sucessória de atendimento quando o médico referência está em procedimento longo

Outro ponto abordado foi a definição da linha sucessória de atendimento em casos em que o médico referência encontra-se ocupado em um procedimento de maior duração. É essencial estabelecer protocolos claros para garantir que o paciente seja devidamente acompanhado e atendido por outro profissional competente durante esse período.

3. Situações mistas clínico/trauma

A Dra. Nathália também discutiu as situações de atendimento emergencial que envolvem casos mistos clínico/trauma. Esses cenários complexos requerem uma abordagem cuidadosa e integrada entre as especialidades médicas para garantir o melhor atendimento e a estabilização do paciente.

4. Conhecimento de especialidades de outros hospitais para diminuir o fluxo do Hospital Regional

Com o objetivo de otimizar o fluxo de pacientes no Hospital Regional, a Dra. Natália compartilhou informações relevantes sobre especialidades presentes em outros hospitais. Essa troca de conhecimento visa identificar casos que possam ser encaminhados para instituições específicas, reduzindo assim a sobrecarga do Hospital Regional e agilizando o atendimento aos pacientes.

5. TTF (Tático, Técnico, Ferido) - Últimas orientações

A palestrante trouxe as últimas orientações em relação à classificação TTF (Tático, Técnico, Ferido). Essa metodologia é utilizada para avaliar e classificar a gravidade dos feridos em situações de emergência. A atualização dessas diretrizes é fundamental para garantir uma resposta eficiente e adequada em cenários de desastres ou acidentes de grande magnitude.

6. Lesões de quadril, lombar, cóccix: sempre usar prancha rígida?

No contexto de lesões envolvendo quadril, lombar e cóccix, um ponto discutido foi a necessidade do uso de prancha rígida em todos os casos. Dra. Nathália esclareceu as indicações.

Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.