Batalhões de São José, Itajaí e Blumenau fazem simulados

A semana alusiva ao dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho terminou no estado com uma vasta programação organizada pelos batalhões. Com enfoque sempre em prevenir a comunidade, cada região buscou enfatizar as áreas de maior relevância operacional, ou seja, ocorrências que usualmente são atendidas pelos bombeiros.

Em todas as situações, os simulados buscaram retratar, de forma mais fielmente possível, a realidade das ocorrências. Para isso, foram construídos cenários e locais específicos das ocorrências e as vítimas foram maquiadas e orientadas a se comportarem de acordo com a realidade.

Os simulados aconteceram neste fim de semana em Blumenau, Itajaí e São José.

SÃO JOSÉ- 10° BBM

Em São José, um simulado de resgate com múltiplas vítimas desafiou os bombeiros somando dois conhecimentos em um mesmo treinamento: sobre técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar e SCO- Sistema de Comando de Operações.

As atividades aconteceram no dia 06 de julho, com a participação de 42 Bombeiros Militares. Instruídos pelo Sargento BM Jacymir Santos de Oliveira, num cenário que simulava um acidente de trânsito com um ônibus e diversas vítimas, os alunos, tiveram que resgatar e prestar os devidos atendimentos às pessoas envolvidas. O método de triagem e priorização dos atendimentos foi o método START (Simple Triage And Rapid Treatment), mundialmente difundido como sendo a doutrina mais eficaz para atendimento a múltiplas vítimas.

Além da comemoração da Semana do Bombeiro, o simulado fez parte do aniversário de 18 anos do 10ºBBM de São José e contou com a poio da Prefeitura Municipal, que cedeu o espaço e o ônibus para o simulado.

O treinamento segue durante todo o mês de julho, com aulas às quintas-feiras, para que seja cumprida a carga horária de 40 horas aulas. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos militares buscando atender cada vez melhor a população catarinense.

ITAJAÍ- 7°BBM

Em Itajaí, o simulado aconteceu na última sexta-feira, 7/7 e também retratou um acidente veicular. O local escolhido foi o Centro da cidade, em frente á Igreja Matriz.

Quem passava pelo local parava para ver o trabalho dos bombeiros militares. No treinamento foi usado um veículo para simular um capotamento.

Os bombeiros tiveram que usar técnicas de desencarceramento para resgatar uma vítima que teria ficado presa às ferragens.

Participaram desta ação:

2° Tenente BM DOUGLAS Tomaz Machado

Subtenente BM Francisco L. F. FERREIRA,

1º Sargento BM Sérgio José BAGATTOLI,

3º Sargento BM JONES C. Simões de Oliveira,

Cabo BM EDUARDO J. D. da Silveira,

Cabo BM Júlio Cesar Orel dos SANTOS,

Soldado BM Daiane CRISTINA Fernandes,

Soldado BM ISABIELE Ferreira de Melo,

Soldado BM AUGUSTO Gemnieczak

Soldado BM Thiago Evandro AMORIM

Bombeiro Comunitário Bruno Alessandro Belegante

Bombeiro Comunitário Robson Luiz Gastaldi

Estagiária Larissa Adriano,

Estagiário Ricardo Henrique de Oliveira

Estagiária Alexya Bagattoli

Além do simulado de resgate veicular, a Operação Alerta Vermelho também faz parte da Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios, incluída no calendário de programação do Dia Nacional do Bombeiro. Em Itajaí, também foram realizadas palestras, exposições, desfiles e um mutirão de inspeção a residências para conscientizar sobre a necessidade de cuidados com instalações elétricas e gás.

BLUMENAU- 3°BBM

Já em Blumenau, o simulado abordou uma ocorrência bastante típica na cidade, as situações de deslizamentos de terra, em virtude do excesso de chuvas. O evento mobilizou moradores de duas comunidades que foram bastante atingidas durante os eventos climáticos de 2008 e aconteceu em parceria com a Defesa Civil Municipal.

Durante os treinamentos, as famílias foram orientadas a deixarem suas casas levando consigo documentos pessoais e desligando chaves de luz e de gás das residências. Os abrigos regionais foram ativados como se realmente a cidade estivesse sob efeitos de situações de emergências climáticas. O evento aconteceu no sábado, dia 8/7.