Mais um bebê vítima de engasgamento foi salvo por bombeiros militares. O último caso aconteceu no domingo (19/07) em Lages, cidade sede do 5º Batalhão BM. O recém-nascido com três dias de vida foi salvo após manobras de tapotagem realizadas por socorristas.
A Corporação foi acionada por volta das 23h30min, por telefone, e informada que a criança havia se engasgado com leite materno durante a amamentação. Enquanto o operador da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) repassava ao solicitante as informações a serem tomadas até a chegada da guarnição, uma equipe de socorristas se deslocou na ambulância até o local da ocorrência no bairro São Luiz.
Os socorristas encontraram o bebê apresentando quadro cianótico, estando sem sinais vitais por cerca de oito minutos. Com agilidade foi dado início aos procedimentos de tapotagem e as vias aéreas da criança desobstruídas, com o bebê retomando os movimentos respiratórios e choro. Após a estabilização a criança acabou conduzida ao hospital infantil Seara do Bem.
Tapotagem (como agir em casos de afogamento com leite ou alimentos com lactentes):
1. Colocar o bebê de bruços sobre um dos braços;
2. Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
3. As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
4. Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;
6. O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.
Créditos: Soldado BM Diego Moreira – Aux. B5 5ºBBM