No Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a dupla entre bombeiro militar e cão de busca é chamada de binômio. A partir do momento que o condutor assume a função, após ser certificado como cinotécnico, passa a conviver 24 horas com o cão e a treinamentos diários, inclusive aos finais de semana.
Ainda filhote, com poucas semanas, o cão passa a morar com o tutor e a recebe os primeiros ensinamentos.
O cabo Genivan Küll e o cão Nick são os primeiros do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM) a serem certificados para atuar em ocorrências de busca rural por vivos e restos mortais. Agora a dupla está certificada e apta a atuar também em ocorrências de busca urbana.
Entre os dias 11 a 13, na cidade de Tijucas, aconteceu a Certificação Nacional de Cães, a qual contou com provas específicas com as seguintes categorias: busca urbana, por varredura de área para encontrar vítimas vivas e restos mortais.
Os cães passaram também por alguns exercícios, entre eles: de obediência, alerta, direção, controle, agilidade e respondendo aos comandos de seu tutor.
Cães que trabalham para o CBMSC são treinados para ajudar no resgate de pessoas em situações extremas, cenários complexos e perigosos, geralmente sob pressão e em condições difíceis.