PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (659 palavras)

BINÔMIOS DE SEIS ESTADOS PARTICIPAM DE CERTIFICAÇÃO DE BUSCA E SALVAMENTO EM SC


Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, está sendo realizada em Itajaí a Certificação Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães em Área Urbana. A atividade, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela LIGABOM (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares), ocorre em Itajaí e integra as comemorações pelos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 

O encontro reúne binômios (cão e condutor) de diferentes estados brasileiros, com representantes dos Corpos de Bombeiros do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, além das equipes de Santa Catarina. Durante os seis dias de programação, os participantes são avaliados em provas práticas, além de participarem de palestras ministradas por especialistas.



Etapas da certificação

De acordo com o major Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Cães do CBMSC, esta edição reúne 24 bombeiros e cães de busca. As provas estão divididas em três etapas principais:

  • Habilidades fundamentais: realizadas na terça-feira (30), com exercícios de obediência e destreza.
  • Busca de vítimas vivas: realizada nesta quarta-feira (1º), em cenário urbano de aproximadamente 1.500m², onde duas pessoas simulam vítimas a serem localizadas em até 20 minutos.
  • Busca de vítimas em óbito: programada para quinta-feira (2), com a mesma dinâmica de busca, porém com simulação de restos mortais.

Segundo o major, os cenários projetados fazem a diferença no momento da avaliação.

"A busca urbana precisa acontecer em um ambiente que replique um desastre. Por isso, foi criada uma condição urbana com simulações de casas, veículos e obstáculos. Isso é fundamental para preparar as equipes para situações reais, como vimos recentemente nas enchentes no Rio Grande do Sul, onde também atuamos", destacou.

O oficial também reforçou a importância da modalidade:

"O emprego dos bombeiros e cães em operações de desastres tem avançado em todo o país. Várias corporações estão aderindo e participando das certificações, o que garante a qualidade dos profissionais e animais que atuarão em cenários reais."



Referência nacional em busca e salvamento

Esse trabalho é possível graças aos binômios – duplas formadas por bombeiros militares e cães de busca –, cuja atuação é essencial em situações extremas.

Veja no link a seguir todas as fotos do primeiro dia de provas práticas:
09-30 - Certificação Nacional de Cães Itajaí - dia 01 de práticas

Estrutura e preparação

Reconhecido internacionalmente, o CBMSC é referência em ações de busca e salvamento de vítimas. O CBMSC dispõe de infraestrutura para treinamento e manutenção dos cães de busca, com alimentação e acompanhamento veterinário fornecidos pelo Governo do Estado. Os batalhões oferecem espaços adequados para as práticas, garantindo a preparação dos binômios. 



Para atuar em áreas específicas, como rural ou urbana, os cães precisam obter e renovar suas certificações. O treinamento é realizado de forma lúdica, associando a busca de vítimas a momentos de brincadeira como recompensa. Dessa forma, o cão mantém-se motivado e engajado.

Após aproximadamente oito anos de serviço, os cães se aposentam das operações de busca. Muitos, no entanto, continuam colaborando em serviços assistidos por animais, um programa no qual visitam hospitais, creches e asilos, levando conforto a pacientes e idosos.



Créditos:
Texto: Centro de Comunicação Social - CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Soldado Ariel dos Anjos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193