PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (580 palavras)

BINÔMIOS DO CORPO DE BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO CONJUNTO EM FLORIANÓPOLIS


Em um cenário que simula as situações de resgate, dez binômios — formados por bombeiros militares e cães de busca — se reuniram em Florianópolis para um treinamento conjunto que reforça a excelência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Durante dois dias intensos, os treinamentos ocorreram em cenários distintos que envolveram operações com drones, aeronaves e embarcações.

Organizado pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o treinamento foi dividido em dois momentos: a ambientação com aeronaves e a ambientação com embarcações. No primeiro dia, os binômios participaram de exercícios com drones, buscando aprimorar a integração entre as equipes humanas, os cães e as tecnologias empregadas em operações reais.



Segundo o major Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o treinamento é essencial para garantir a sincronia e a eficiência das equipes: "O cão de busca, hoje, na doutrina do CBMSC e também já a nível nacional, é uma ferramenta fundamental, que faz muita diferença na busca de pessoas perdidas ou desaparecidas, seja em ambientes rurais, desastres, deslizamentos ou escombros. Ele potencializa a ação humana nesses cenários."

Nesta quinta-feira, no Batalhão de Operações Aéreas (BOA) , o treinamento teve como foco a atuação conjunta entre a equipe aérea e de cães em situações de catástrofes e desastres. As atividades começaram com exercícios em solo, seguidos por procedimentos de ambientação dos cães ao helicóptero, incluindo a exposição aos ruídos, ventos e demais condições operacionais. Na sequência, foi realizado um simulado de embarque e desembarque em ambiente controlado, reproduzindo um cenário com espaço restrito. O objetivo principal da ação foi promover a padronização das operações conjuntas, garantindo a segurança dos militares e dos cães envolvidos. O treinamento também visa orientar a aquisição de materiais específicos para esse tipo de atividade, contribuindo para o constante aprimoramento técnico e profissional das equipes.

Durante a tarde, o treinamento foi concentrado no Grupo de Busca e Salvamento (GBS), com a ambientação dos cães a operações embarcadas. A familiarização com embarcações visa ampliar a eficiência das equipes em missões de busca e salvamento que envolvam o deslocamento sobre a água. 



Este foi o primeiro de três treinamentos conjuntos previstos para o ano de 2025. "Nesse primeiro treinamento, trabalhamos a atualização no uso de drones, além da ambientação dos cães com aeronaves do Batalhão Aéreo, tanto aviões quanto helicópteros, parados e em movimento. Finalizamos com a ambientação nas embarcações e, posteriormente, a busca rural de pessoas vivas e de restos mortais."

O oficial ressaltou a importância do treinamento conjunto: "É fundamental que os binômios tenham sincronia, tanto entre homem e cão quanto com toda a equipe. Muitas vezes eles atuam em parceria nas ocorrências, principalmente em grandes desastres. Essa dinâmica de deslocamento, reunião e participação em treinamentos que simulam situações reais é imprescindível para a excelência no atendimento."


Créditos:
Texto: Karla Lobato
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193