BLUMENAU CENTRALIZA O ATENDIMENTO E DESPACHO DE OCORRÊNCIAS E SEDIA CAPACITAÇÃO
O 3º Batalhão de Bombeiros Militar está centralizando o atendimento e despacho de ocorrências de todos os municípios da região na central de Emergência da sede do Batalhão, Blumenau. As ligações telefônicas para o telefone 193 que antes eram atendidas pela central de Brusque já estão sendo direcionadas para Blumenau. Em consonância com a estratégia de centralização do CBMSC, o 3º BBM passa a operar com somente uma central. A Centralização busca padronização no atendimento e otimização do recursos. Em 2014, no Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) existiam 45 centrais de emergência, por todo o Estado, atualmente são somente 17. Blumenau que operava com 3 centrais passa operar com apenas 1.
Com objetivo de capacitar os atendentes e melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, Blumenau está sediando a Capacitação para Atendente de Central de Emergência - CACE. Composto por 11 lições de aulas teóricas e práticas, com carga horária igual 40 horas/aula, o curso tem a participação de 18 Bombeiros Militares, representantes das centrais de Emergência de Blumenau, Itajaí, Joaçaba, Criciúma, Tubarão e DiTI. Os bombeiros em curso serão capacitados para operarem as tecnologias existentes nas centrais, tecnologias e inovações que agregam qualidade e padronização ao serviço prestado à comunidade. Dentre as temáticas abordadas ressalta-se o Sistema de Atendimento e Despacho de ocorrências, o Ebombeiro Web, além de ferramentas auxiliares como o Mapeamento CBMSC, o Sistema de Monitoramento de Recursos, Sistema de Alarme Remoto (SAR), e acesso às Câmeras de Videomonitoramento distribuídas pelas cidades. Ferramentas que auxiliam na dimensão do potencial de risco das ocorrências.
A Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) é a responsável pela coordenação acadêmica do curso, sendo o B3 de Blumenau responsável pela logística do curso. O curso foi aprovado pela Diretoria de Ensino e vem sendo ministrado desde 2016, esta é a 8ª edição do curso. Já sediaram o cace os municípios de Itajaí (2016), Joaçaba (2017), Chapecó (2018) e Florianópolis (1 curso em 2017, e 2 cursos em 2018, um deles em parceria com o município de São Miguel do Oeste) e Curitibanos (2019).
Créditos: 3° BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina