O atendimento de acidentes de trânsito com vítimas encarceradas é uma das situações mais complexas enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em seu trabalho diário. Foi com o objetivo de atualizar as diretrizes e protocolos para um atendimento mais seguro e eficiente à população que o 3° Batalhão de Bombeiros Militares (3°BBM) realizou, entre os dias 21 e 23, um Treinamento de Resgate Veicular.
Essa ação envolveu mais de 20 bombeiros do Médio Vale do Itajaí, a maioria chefes de socorro, que são os líderes das equipes de atendimento e que comandam operações de resgate veicular na região. As práticas focaram no aprimoramento das habilidades do efetivo em relação a: composição de equipes de resgate, técnicas de desencarceramento e resgate de vítimas.
O treinamento contou com a participação de instrutores, altamente qualificados, integrantes da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC. Entre eles, integrantes da equipe da corporação que representou o Brasil no Desafio Internacional de Resgate Veicular, realizado no mês de setembro em Luxemburgo. Na competição, os bombeiros militares conquistaram o 5° lugar em Comando de Operações e o 6° lugar em Atendimento Pré-Hospitalar.
Esse treinamento, conforme o tenente Levi Garcia Ribeiro, "é muito importante para que as técnicas mais atualizadas do resgate veicular sejam aprendidas e posteriormente aplicadas por todo o efetivo, que diariamente se depara com acidentes de trânsito graves, onde um resgate seguro, ágil e eficiente pode ser decisivo para aumentar a chance de vida de uma vítima".
Créditos:
Texto: estagiária Isabella Cremer
Imagens: estagiária Isabella Cremer e soldado Jonathan Januário Pereira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina