Alunos do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE) concluíram mais um desafio rumo à certificação. Durante a sexta-feira e sábado (9 e 10/11), foi realizado o Treinamento de Resistência Operacional, em Bom Retiro. Ao todo, dez alunos aplicaram conhecimentos técnicos adquiridos desde o início do curso e enfrentaram simulados com situações prováveis no atendimento à ocorrências.
Durante o treinamento, foram criadas oficinas em campo para preparar os alunos em diversas situações, como por exemplo, a localização de vítima em mata fechada. Para realizar o simulado de busca, os alunos montaram a maca e colar cervical por meios de fortuna, técnica que consiste no uso improvisado dos materiais disponíveis para a imobilização da vítima.
O treinamento também contou com instruções de APH – Atendimento Pré-Hospitalar, busca às cegas no período noturno e caminhadas, além das privações de sono e fome, com monitoramento constante dos instrutores. A aula prática contou com instruções do Sargento BM Hugen, com apoio dos Soldados BM Zaparolli, Basqueroti, Cesconeto, Crystian, Maqueli, Bombeiros Civis Carlos e Menegaz, Bombeiro Comunitário Bueno e estagiário Luan. Após a conclusão do CAAE, os alunos receberão o certificado de Bombeiro Comunitário, que os habilita a atuarem em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Créditos: Soldado BM Rafael Pereira Dondé
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina