PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (349 palavras)

BOMBEIRO COMUNITÁRIO DE CUNHA PORÃ SALVA BEBÊ DE ENGASGAMENTO

No início da noite de 4 de setembro, por volta das 18h50min, uma criança de um ano de idade foi salva por um bombeiro comunitário em Cunha Porã.

O fato ocorreu na praça da Bandeira, no centro da cidade. A equipe de plantão foi acionada para atendimento pela central da Polícia Militar de Maravilha. Chegando no local, populares informaram que a bebê de um ano, estava engasgada e havia sido conduzida para o pronto socorro. Ao chegar no hospital, foi confirmada a ocorrência, e a criança já estava sendo atendida pela equipe médica.



Após finalizada a ocorrência, a equipe de plantão verificou ter sido o bombeiro comunitário Maicon Lanz, que estava em seu momento de folga, na praça, e observou o bebe engasgado e já cianótico. Segundo Lanz, "a mãe vinha correndo com o bebê no colo e quando percebi que se tratava de uma provável obstrução de vias aéreas, comecei imediatamente os procedimentos de tapotagens, aprendido no curso de formação de bombeiros comunitários. Após algumas tentativas, fui em direção ao hospital, que fica a aproximadamente 200m da praça, com a criança nos braços". Lanz obteve êxito no procedimento antes mesmo de chegar ao pronto socorro, repassando assim a criança para o atendimento especializado da equipe de enfermagem e médica da Fundação Hospitalar de Cunha Porã.


De acordo com os socorristas o procedimento foi essencial para salvar a criança. Na tarde da última quinta-feira, 15, após a total recuperação do bebê, a equipe teve a oportunidade de fazer o encontro dela e sua família com o bombeiro comunitário Maicon Lanz e com a enfermeira Rafalea Loesch do Nascimento, representante da Fundação Hospitalar de Cunha Porã. O momento foi de lembranças e de muita felicidade.


Créditos:
Texto: cabo Muriel Luft e soldado Leonardo Felisbino Ramos
Imagens: Divulgação CBMSC/Cunha Porã
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Rua Almirante Lamego, 381, Centro, Florianópolis - SC | CEP: 88015-600

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193