BOMBEIRO MILITAR DE CHAPECÓ PARTICIPA DE OFICINA DE ENCORAJAMENTO EM MINAS GERAIS

Entre os dias 23 e 25 de agosto, quinze bombeiros de diversas partes do Brasil reuniram-se na Academia de Bombeiros Militar, na cidade de Belo Horizonte, para participar de uma Oficina de Encorajamento promovida por uma empresa de equipamentos de resgate. O representante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi o sargento Italo José Nunes Malvessi, lotado no 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), em Chapecó. O evento abordou técnicas avançadas de pneumática, hidráulica e escoramento de edificações em concreto armado.

Durante os três dias de curso, os participantes mergulharam nas complexidades da pneumática e hidráulica, manipulando hastes pneumáticas e hidráulicas para diferentes aplicações. Elevação de carga e escoramento de edificações inclinadas foram algumas das atividades práticas que os bombeiros realizaram, explorando a aplicação desses conceitos em cenários do mundo real.

Uma das partes mais destacadas da oficina foi a aplicação das técnicas de escoramento em veículos pesados, como ônibus e caminhões. Os participantes tiveram a oportunidade de praticar atividades de escoramento, adquirindo habilidades valiosas para lidar com situações de emergência envolvendo esses tipos de veículos.

Além das atividades práticas, os participantes também tiveram acesso a palestras ministradas por instrutores do Chile, Venezuela e CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais). Essas palestras enriqueceram o evento, proporcionando uma perspectiva global sobre as técnicas e os desafios enfrentados pelos bombeiros em diferentes regiões.

A Oficina de Encorajamento demonstrou a importância da capacitação contínua para os bombeiros, permitindo aos mesmos estar preparados para enfrentar uma variedade de situações desafiadoras. O evento reforça a relevância de iniciativas de capacitação técnica para profissionais que atuam em serviços de emergência, garantindo que eles estejam bem equipados para proteger e salvar vidas em situações críticas.

Texto: estagiário Marco A. G. Michel
Imagens: Divulgação CBMSC/Chapecó

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.