PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (313 palavras)

BOMBEIRO MILITAR DE FLORIANÓPOLIS REALIZA CURSO EM CAVERNAS EM PAINS - MINAS GERAIS

Entre os dias 02 e 12 de setembro de 2022, um bombeiro militar do Grupamento de Busca e Salvamento do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), com sede em Florianópolis, realizou o curso de Espeleorresgate (resgate em cavernas), em Pains-MG.  



O curso foi organizado pela Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). O projeto faz parte da capacitação nacional de profissionais a estarem aptos a realizar esse tipo de resgate. As técnicas utilizadas, bem como as diretrizes seguem o padrão da Spéléo Secours Français (SSF), entidade mundialmente reconhecida neste tipo de resgate.

Participaram cerca de 60 inscritos, entre eles estudantes, espeleólogos profissionais, pessoal de resgate em cordas. "É a terceira vez que participo deste curso. Cada vez agrego mais conhecimento e experiência. Nesta edição fiquei muito contente em ver mais bombeiros se interessando nessa área," comenta o sargento Anderson Roberto Soares Porto, do GBS. Participaram bombeiros de Minas Gerais, Maranhão, São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina.



As atividades do curso contaram com atividade de porteio (carregamento de maca), técnicas de suporte básico de vida específico para o ambiente, técnicas verticais, noções de espeleologia, desobstrução, comunicação em ambiente de caverna, gestão de resgate, entre outros subtópicos. No último dia foi realizado um simulado completo, com duas vítimas sendo retiradas imobilizadas, por trechos com cordas (tirolesa, contrapeso e freio de carga) e trechos de carregamento, incluindo dutos apertados". 


Créditos:
Texto: tenente Franco Bressan da Silva
Imagens: sargento Anderson Roberto Soares Porto
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193