Um bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alcançou um marco significativo em sua trajetória acadêmica, contribuindo para a corporação. O cabo Marcel Silveira dos Santos defendeu sua tese para obtenção do título de doutor em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O cabo Marcel é o primeiro bombeiro militar do CBMSC a concluir um curso de doutorado.
O militar tem graduação em química, bacharelado e licenciatura e mestrado em química analítica, ambos pela UFSC. O trabalho intitulado "Estudo da solubilidade do ácido nicotínico e sua coprecipitação em polivinilpirrolidona com dióxido de carbono supercrítico" foi orientado pelo professor e doutor José V. de Oliveira e teve a coorientação do professor e doutor Pedro H. de Araújo e do professor e doutor Evartan A. Rebelatto.
A pesquisa concentrada na área de Termodinâmica inicialmente estudou a solubilidade do ácido nicotínico (vitamina B3) em diversos solventes orgânicos e o comportamento do coeficiente de atividade segundo modelagens termodinâmicas, além de todo o tratamento estatístico dos dados obtidos. Esta fase inicial foi publicada na revista internacional The Journal of Chemical Thermodynamics.
O ácido nicotínico, popularmente conhecido por niacina, é um composto conhecido na literatura médica para a redução do colesterol L.D.L e que participa no funcionamento de enzimas no organismo.
Em uma segunda etapa, utilizou-se o CO2 supercrítico para encapsular o ácido nicotínico com o polímero PVP para estudar as variações das propriedades físico-químicas do produto obtido. Análises cromatográficas (GC-MS), espectroscópicas (FTIR), térmicas (DSC), difratométricas (DRX) e de imagem (MEV) foram utilizadas. Esta etapa também foi submetida a uma revista internacional e atualmente está em processo de avaliação.
O doutorado aprimora o conhecimento teórico e empírico para as atividades de rotina do laboratório de química do Centro de Pesquisa e Inovação do CBMSC, pois além de trabalhar com vários instrumentos no dia a dia que foram utilizados na elaboração da tese, amplifica a visão para a solução de problemas utilizando metodologia científica tão necessária para as atividades de ensino e pesquisa.