BOMBEIRO MILITAR DO CBMSC DEFENDE TESE DE DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Um bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alcançou um marco significativo em sua trajetória acadêmica, contribuindo para a corporação. O cabo Marcel Silveira dos Santos defendeu sua tese para obtenção do título de doutor em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O cabo Marcel é o primeiro bombeiro militar do CBMSC a concluir um curso de doutorado.

O militar tem graduação em química, bacharelado e licenciatura e mestrado em química analítica, ambos pela UFSC. O trabalho intitulado "Estudo da solubilidade do ácido nicotínico e sua coprecipitação em polivinilpirrolidona com dióxido de carbono supercrítico" foi orientado pelo professor e doutor José V. de Oliveira e teve a coorientação do professor e doutor Pedro H. de Araújo e do professor e doutor Evartan A. Rebelatto.

A pesquisa concentrada na área de Termodinâmica inicialmente estudou a solubilidade do ácido nicotínico (vitamina B3) em diversos solventes orgânicos e o comportamento do coeficiente de atividade segundo modelagens termodinâmicas, além de todo o tratamento estatístico dos dados obtidos. Esta fase inicial foi publicada na revista internacional The Journal of Chemical Thermodynamics.

O ácido nicotínico, popularmente conhecido por niacina, é um composto conhecido na literatura médica para a redução do colesterol L.D.L e que participa no funcionamento de enzimas no organismo.

Em uma segunda etapa, utilizou-se o CO2 supercrítico para encapsular o ácido nicotínico com o polímero PVP para estudar as variações das propriedades físico-químicas do produto obtido. Análises cromatográficas (GC-MS), espectroscópicas (FTIR), térmicas (DSC), difratométricas (DRX) e de imagem (MEV) foram utilizadas. Esta etapa também foi submetida a uma revista internacional e atualmente está em processo de avaliação.

O doutorado aprimora o conhecimento teórico e empírico para as atividades de rotina do laboratório de química do Centro de Pesquisa e Inovação do CBMSC, pois além de trabalhar com vários instrumentos no dia a dia que foram utilizados na elaboração da tese, amplifica a visão para a solução de problemas utilizando metodologia científica tão necessária para as atividades de ensino e pesquisa.

Texto: Cabo Marcel Silveira dos Santos
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.