Uma família abordou um bombeiro militar, que saía de uma vistoria, para salvar a vida de uma criança recém-nascida, na noite de ontem, 14, em Rio do Sul.
A criança estava engasgada e a família levava o bebê ao pronto socorro, quando viu a viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estacionada e o bombeiro próximo. A família abordou o bombeiro buzinando e uma mulher gritou para que o soldado salvasse a vida da filha dela.
Já no primeiro momento o soldado Marco Antonio de Souza acionou a Central de Operações Bombeiro Militar (Cobom) pelo rádio e solicitou apoio para o atendimento que envolveu obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE). Enquanto a ambulância chegava ao local, o militar realizou o primeiro atendimento na menina, realizando as manobras de desobstrução e salvando a criança.
Após algumas realizações de tapotagens - algumas batidas nas costas do bebê, que está colocado com a barriga para baixo no antebraço de quem conduz as manobras - a criança voltou a respirar e chorou, sinal de que o procedimento obteve sucesso e a criança está segura.
A equipe da ambulância chegou ao local, reavaliou os sinais vitais e condições da menina, conduzindo a bebê e a avó até o Pronto Socorro do Hospital Regional de Rio do Sul para uma avaliação médica detalhada.
Confira a atuação:
Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Vídeo: Divulgação/CBMSC Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina