Bombeiro recebe moção de aplausos por salvamento em dia de folga

Vereadores da Câmara Municipal de Florianópolis promoveram uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Cabo BM Ernani Achiles Genol Neto, durante sessão ordinária realizada na última quarta-feira (8). A ação que motivou o reconhecimento foi lavrada como "Relato Circunstanciado de Ocorrência", resultando também em um elogio oficial ao militar, assinado por seu Comandante local. A Moção de Aplausos foi indicada pelo vereador Renato Geske.

15 05 Mocao1bbm

A ocorrência

Conforme registro, o Cabo BM Ernani aproveitava o domingo de verão (24/2), com a família na praia da Armação (próximo a Caldeira), quando percebeu que três homens tentavam tirar um veleiro da água. Nenhum deles usava colete salva vidas. O militar, que segurava sua filha de quatro meses no colo, entregou a menina para a esposa, avisou que entraria na água e a orientou para que telefonasse ao Soldado BM Bonatelli, que estava de serviço na praia do Matadeiro.

Durante a ação dos populares, um vento muito forte virou o barco, arremessando um dos rapazes. Percebendo o risco eminente, o Cabo BM Ernani entrou na água somente com as roupas de banho, sem nenhum equipamento de mergulho, e nadou em direção a eles, que estavam visivelmente assustados.

Ao alcançar o veleiro, o Cabo BM Ernani ajudou os três rapazes a ficarem firmes na embarcação, se identificou como Bombeiro Militar e disse que a ajuda de uma moto aquática do bombeiro estava a caminho. Nesse momento, a embarcação foi virada novamente pelo vento, o mastro quebrou e se movimentou com força em direção a todos, que foram forçados a mergulhar.

Na água, o bombeiro reuniu os rapazes e orientou que se apoiassem na embarcação, cuja popa já estava submersa. O Cabo BM Ernani continuou pedindo que se acalmassem, dizendo que a ajuda não demoraria a chegar. O vento forte os afastava da costa, aumentando a apreensão. Pouco tempo depois, a moto aquática conduzida pelo Soldado BM Bonatelli chegou, realizando o reboque emergencial da embarcação e o resgate de todos.

“A ação do Cabo BM Ernani foi fundamental para o sucesso do resgate. As vítimas eram turistas do Rio Grande do Sul e com pouca habilidade de natação. Muito nervosos, os próprios rapazes relataram ao Soldado BM Bonatelli, no dia do ocorrido, que a ação do Cabo BM Ernani os salvou, pois não sabiam o que fazer naquela situação - o local era ermo e parecia que ninguém estava os vendo naquela situação.” - declarou o 1° Tenente BM Bruno Azevedo Lisbôa, autor do elogio e do relato e Comandante do Grupo de Busca e Salvamento na data da ocorrência.

15 05 Mocao1bbm2

Crédito: B5 do 1º Batalhão Bombeiro Militar