Na última quinta-feira, 21, uma família de São José passou por um momento de grande tensão ao trazer um bebê de apenas cinco dias engasgado até a sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) . Felizmente, o bombeiro comunitário (BC) Paulo Vinicius Heusi Rampinelli estava presente e agiu prontamente para salvar a vida da criança.
A obstrução das vias aéreas por um corpo estranho é uma emergência médica que pode acontecer a qualquer momento e em qualquer idade, sendo mais comum em crianças pequenas e idosos. A manobra de desobstrução pode salvar a vida da vítima, mas é importante que a pessoa que está realizando saiba o que está fazendo e tenha calma para não piorar a situação.
O BC Rampinelli foi rápido e preciso em sua ação, realizando a manobra de desobstrução de forma correta e salvando a vida do bebê. Sua atuação é um exemplo de como a preparação e o treinamento podem fazer a diferença em situações de emergência.
Para estar apto a realizar manobras de desobstrução e outros procedimentos de emergência, é importante que as pessoas se preparem e se qualifiquem por meio de cursos como o CBAE (Curso Básico de Atendimentos a Emergência) e o TBAE (Treinamento Básico de Atendimento a Emergência), oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Esses cursos são fundamentais para que as pessoas possam atuar de forma segura e eficiente em situações de emergência, como a que ocorreu na última quinta-feira em São José.
Portanto, fica o alerta para que as pessoas se preparem para situações de emergência e busquem a qualificação necessária para atuar com segurança e eficiência em momentos críticos. Parabéns ao BC Paulo Vinicius Heusi Rampinelli e aos demais bombeiros que estão sempre prontos para salvar vidas.
Lembramos que o CBAE é feito à distância, é pré-requisito para o TBAE e está com as inscrições abertas!