Na manhã e tarde do último sábado, 18 de outubro, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para duas ocorrências de busca e salvamento aquático na região da Grande Florianópolis.
A primeira mobilização ocorreu por volta das 9h40, na foz do Rio Cubatão, após o tombamento de uma embarcação de pequeno porte. Com a utilização da embarcação, a equipe iniciou, de imediato, as buscas. O deslocamento apresentava dificuldades devido à baixa profundidade e à presença de troncos na água.
No local, foram localizados três homens, todos conscientes e sem ferimentos, porém visivelmente assustados após o incidente. O grupo relatou que o problema começou quando o manche do motor travou, levando o condutor a cair na água. Com o barco ainda em movimento, ele conseguiu retornar a bordo e, posteriormente, o GBS realizou o reboque da embarcação e dos tripulantes até a região próxima à BR-101, onde ficaram em segurança.
Já por volta das 12h, a mesma equipe foi novamente acionada, desta vez para a Praia das Palmeiras, no continente de Florianópolis. O chamado partiu de um homem que havia se perdido da esposa durante um treino de canoa havaiana.
Devido ao vento sul forte, a mulher havia se distanciado e não conseguia retornar à costa. Após cerca de 20 minutos de buscas, ela foi localizada em uma praia mais ao sul, consciente, orientada e sem ferimentos, mas bastante abalada emocionalmente. A vítima e sua embarcação foram rebocadas em segurança até o ponto de origem, onde reencontraram o marido.
Em ambas as ocorrências, as ações precisas e coordenadas do GBS garantiram desfechos positivos, reforçando a importância do treinamento técnico e do constante estado de prontidão das equipes especializadas do CBMSC.