PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (322 palavras)

Bombeiros concluem curso de condução de embarcações

 

Bombeiros Militares que atuam na Grande Florianópolis concluíram na quinta-feira (29/10) o Curso de Formação de Condutores Navais (CFCN II 2015) realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em parceria com a Capitania dos Portos de santa Catarina.

 

Os 20 participantes - Oficiais e Praças do 1° Batalhão BM (Florianópolis), 10° Batalhão BM (São José) e Comando-Geral – desenvolveram no período entre 19 a 29 de outubro as competências necessárias para a condução segura de embarcações utilizadas em missões de busca e salvamento no âmbito da Corporação.

 

As instruções foram ministradas por representantes da Marinha no Estado, os quais repassaram as informações referentes à legislação aquaviária e meteorologia aplicada à navegação, e por integrantes do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1° BBM, que compartilharam os conhecimentos técnicos para a condução de embarcações aperfeiçoados por meio das muitas experiências de sucesso em operações de busca e resgate em água doce ou salgada nas últimas décadas.

 

Nas aulas práticas realizadas em praias e na Lagoa da Conceição em Florianópolis os militares receberam orientações sobre marinharia; navegação marítima, fluvial e lacustre; salvamento com embarcações; navegação noturna, em mau tempo, águas rasas e arrebentação; manutenção de embarcações; reboque de embarcações e sobrevivência no mar.

 

Em complemento aos ensinamentos técnicos, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um bate-papo com Coronel PM Neri dos Santos, comandante do CB entre 1995 e 1996, considerado importante incentivador das atividades de Salvamento Aquático à época. 

 

Ao término da capacitação os aprovados receberam habilitação da Marinha para a condução e tripulação das embarcações públicas pertencentes ao CBMSC (navegação interior, independente do tamanho da embarcação). A solenidade de entrega dos documentos ocorreu nas dependências da Capitania dos Portos do Estado, na parte continental de Florianópolis, com a presença do Capitão dos Portos Luis Filipe Rabello Freire e do Comandante do 10° BBM, Tenente-Coronel BM César Assumpção Nunes.

 

Créditos: GBS/1°BBM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193