PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (223 palavras)

Bombeiros conhecem Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT

 

 

 

Oficiais do CBMSC participaram do Meeting de Pesquisa e Desenvolvimento das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A – Celesc, na última semana, relacionado a inovação tecnológica de projetos desenvolvidos pelo referido órgão com outros parceiros.

 

Na ocasião foi apresentado o projeto que possibilitou a aquisição de um Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT pela Celesc, o que motivou o convite para participação de Oficiais BM no evento, especialmente do Tenente Coronel BM Corrêa e do Cadete BM Reis, considerando a elaboração, por parte deles, de artigo científico intitulado Possibilidades de Emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

 

O FT-X2 (nome dado a aeronave) possui um custo menor do que os helicópteros convencionais, e é capaz de desempenhar missões variadas como inspeção de estruturas terrestres (redes elétricas, oleodutos e gasodutos) e monitoramento ambiental e de fronteiras.

 

“O evento foi de grande valia, servindo para aumento de conhecimento institucional desse equipamento, troca de experiências e dados técnicos, além do fortalecimento dos laços entre as agências”, afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin.

 

Compareceram ainda o Coronel BM Póvoas, Controlador do CBMSC, e o Tenente Coronel BM Pereira, chefe do BM4.

 

 

Créditos: CCS do Comando-Geral com informações do CEBM / Imagem do VANT: FT Sistemas - FT-X2 Celesc

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193