PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (583 palavras)

Bombeiros de Aço serão selecionados para campeonato nacional

(fotos de arquivo)

 

O aço é uma liga de ferro e carbono muito utilizada na construção civil, na indústria de maneira geral, por suas propriedades físicas: alta resistência à corrosão, maleabilidade, ductilidade e resistência a impactos. Por isso, o nome Bombeiro do Aço para uma competição nacional entre Bombeiros Militares. Neste sábado (27/10), à partir das 9h, no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, na Capital, acontecerá a seleção dos melhores profissionais que representarão Santa Catarina no campeonato nacional em Novembro, que acontece durante o Senabom- Seminário Nacional de Bombeiros, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

 

 

Em Setembro último, durante as comemorações do aniversário do Corpo de Bombeiros Militar já aconteceu uma pré-seletiva de cerca de 20 competidores. Neste sábado, serão selecionados somente os três melhores, que cumprirem a prova em menor tempo. Serão escolhidos dois homens e uma mulher, que representarão o estado de Santa Catarina na final nacional.

 


 

A competição Bombeiro de Aço tem por finalidade estimular a competitividade técnico-profissional entre os bombeiros e promover a integração entre os Corpos de Bombeiros dos estados brasileiros. A prova foi desenvolvida para reunir diversas características que o bombeiro deve ter na vida profissional no desempenho das atividades operacionais.

  

Entenda a prova:

 

A prova Bombeiro de Aço consiste em superar quatro fases que simulam obstáculos de uma ocorrência de incêndio, vestindo o EPI (Equipamento de Proteção Individual) e o EPR- Equipamento de Proteção Respiratória, completos. O que ja se torna um desafio, em virtude do peso do equipamento.

 

 

 

Fase 1- A prova começa com a subida de uma torre de doze metros de altura, equivalente a um prédio de três pavimentos, carregando uma lance de mangueira de 2,5 polegadas sobre os ombros. Ao atingir o topo, puxará uma segunda mangueira com 20 (vinte) metros de comprimento que está presa à torre por uma corda. A mangueira deverá ser acondicionada corretamente (enrolada) e posicionada ao solo. Em seguida, o Bombeiro Militar deverá descer a escada, pisando em todos os degraus e iniciará a segunda etapa da prova.

 


 

Fase 2- Neste etapa, que simula a entrada forçada numa edificação em chamas, o competidor utilizando um malho de 5 (cinco) kg, realizará sucessivos golpes em um peso de 75 quilogramas que desliza engastado em um aparelho metálico, até que atinja uma distância de 1,5 (um e meio) metro.

 

 

 

Fase 3- A terceira etapa da prova consiste em se deslocar por 40 metros em zigue-zague demarcado na pista e balizado por obstáculos, os quais deverão obrigatoriamente ser contornados. Na extremidade oposta da pista, o competidor encontrará uma mangueira pressurizada de 1,5 polegada que deverá ser arrastada sobre o ombro, a uma distância de 25 (vinte e cinco) metros em direção ao anteparo que simula o foco de um incêndio, que deverá ser derrubado pelo jato de água. Após, o competidor posiciona a mangueira no local demarcado e se deslocará para a próxima fase, que simula o resgate de uma vítima inconsciente.

 

 

Fase 4- Partindo da extremidade da pista, o competidor deverá arrastar um manequim de 80(oitenta) quilos por 30 (trinta) metros, onde se encerra a cronometragem da prova.

 

 

 

A exaustão é tamanha ao fim da prova, que muitos acabam desmaiando ao completá-la.

 

 

 

Créditos: Informações; Tenente Natália Cauduro- Chefe da Divisão de Educação Física do CBMSC

Fotos: Sd BM Glauco (fotos do XV Senabom 2016).

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar.

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193