O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com sede em Catanduvas promoveu na tarde de sexta-feira, 13, um treinamento para gestantes e puérperas no município de Presidente Castello Branco. O objetivo da ação foi instruir os participantes sobre como agir diante de uma possível OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho).
Entre as técnicas apresentadas, foi demonstrada a manobra de Heimlich, que pode ser realizada em crianças a partir de um ano de idade e em adultos. Em lactentes, a manobra consiste na tapotagem, uma técnica utilizada para auxiliar na mobilização de secreções nos pulmões em casos de possível OVACE.
A capacitação foi ministrada pelas Bombeiras Comunitárias Cristiane e Silvana e contou com a participação de 24 pessoas, entre elas gestantes, puérperas, pais, avós e profissionais da saúde.
De acordo com os bombeiros de Catanduvas, a ação foi de extrema importância, pois capacitou os participantes para reagir de maneira rápida e eficiente em situações de emergência, aumentando a segurança e o bem-estar de suas famílias e da comunidade.