Na última sexta-feira (23), a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis, recebeu uma ligação solicitando ajuda para o resgate de um animal de médio porte. Prontamente, a equipe do quartel da Barra da Lagoa deslocou-se para o local da ocorrência, com a informação preliminar de que um cavalo havia afundado em um pântano.
Ao chegar no local, populares informaram que já haviam tentado retirar o animal antes da chegada da equipe, porém, sem sucesso. Após avaliarem a situação, os bombeiros optaram por utilizar meios de fortuna (uso de materiais improvisados). A equipe elaborou uma alça com uma mangueira de combate a incêndio desativada, criando assim uma alça dupla para acondicionar o cavalo entre as regiões da paleta (área do osso escápula) e da virilha.
Em seguida, foi aplicado um sistema de redução de forças 4:1, no qual foi possível obter a tração necessária para resgatar o cavalo atolado.
Após a retirada com sucesso, o animal foi levado ao estábulo para ser aquecido e hidratado, ficando sob os cuidados de seu dono.