PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (383 palavras)

BOMBEIROS DE GARUVA RECEBEM MOÇÃO DE APLAUSOS

Bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Garuva, foram homenageados por vereadores da cidade na noite de segunda-feira, 05. Na cerimônia, o sargento Felipe Lucena Bitencourt, o soldado Alcydes Aldo da Silva e os bombeiros comunitários (BC) Gabriel José Schatzmann Junior e Marcos Flores receberam moção de aplausos pela Câmara de Vereadores do município. Os referidos bombeiros participaram do resgate às vítimas atingidas pelo deslizamento ocorrido na BR-376 no estado do Paraná em 2022. 



Atuação do CBMSC

No dia 30 de novembro de 2022, fortes chuvas acabaram fazendo com que parte do barranco na BR-376, em Guaratuba-PR, a 36 quilômetros de Garuva-SC, cedesse, levando um penhasco abaixo e o que via pela frente. Vários carros foram arrastados, havendo uma morte.

Nessa ocasião, as equipes de plantão do CBMSC em Garuva, foram os primeiros a chegar na cena, assumindo o comando de operações. Vários órgãos chegaram após, tais quais: Autopista Litoral Sul, bombeiros voluntários de Joinville, PRF e bombeiros militares do Paraná.

Para o atendimento da ocorrência, foi montada uma equipe de busca, especializada em altura, que adentrou na área quente - onde houve o deslizamento. O sargento Lucena juntamente com o BC Flores ao chegarem no fundo do área afetada, onde estavam os veículos, ouviram um barulho e conseguiram localizar o um homem de 60 anos que se encontrava preso dentro da cabine do caminhão arrastado, tombado e parcialmente coberto pela lama e detritos.

Após localização da vítima, foi mobilizado o restante da equipe e a vítima foi retirada em segurança do local sendo transportada com ferimentos leves até ao hospital em Joinville.

Devido ao altíssimo grau de periculosidade e risco, devido às condições de escuridão, chuva e novos deslizamentos, eles foram dignos da moção de aplauso feita pela Câmara de Vereadores e inclusive foi repassado através de vídeo, o agradecimento da vítima salva pela equipe. A indicação foi do vereador Jarbas Budal.


Créditos:
Texto: subtenente Evandro Ribeiro Rodrigues
Imagens: Divulgação CBMSC/Garuva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193