PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (260 palavras)

Bombeiros de Gaspar evitam afogamento no Rio Itajaí- Açu

 

Mais uma vida foi salva pelos Bombeiros de Gaspar no último fim de semana. Ao passar pela via próxima ao rio, os Bombeiros avistaram um homem que tentava retornar para a margem do outro lado do rio. Ele apresentava sinais de cansaço e não estava mais conseguindo vencer a força da correnteza. Não fosse a rápida intervenção dos Bombeiros o afogamento poderia ter resultado em morte.

 

 

 

As equipes agiram rápido, conseguiram alcançar o homem e colocaram nele o "life belt" (bóia em forma de cinto), que facilita a fltuabilidade. Após realizarem o resgate do homem até a margem do rio, a equipe médica do helicóptero Arcanjo-03 realizou avaliação e tratamento imediato. A vítima foi conduzida ao Hospital de Gaspar pela ambulância do Corpo de Bombeiros de Gaspar.

 

 

Dessa forma, é importante atentar para as dicas do Corpo de Bombeiros que podem salvar vidas:

 

- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente

- Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza

- Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de seguir contra a força da água)

- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem ser habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione o guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.

 

 

Créditos Texto: Valmir Martins - Soldado BM

Fotos: Rádio Sentinela do Vale

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193