Na quarta-feira, 26, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Itapiranga, realizou uma ação em parceria com a Prefeitura Municipal do município. O objetivo era coletar amostras de água do Rio Uruguai para análise de seu nível de poluição.
A atividade contou com a participação da engenheira química Fernanda Casagrande, do estagiário Bernardo de Medeiros Vogt, além do cabo Claiton Bitencourt Lorenzato e do bombeiro civil profissional Odir Marcos Taborda, que percorreram cerca de 4km do rio durante aproximadamente duas horas para coletar as amostras em pontos estratégicos.
A coleta de amostras de água é uma ação rotineira que acontece a cada seis meses, visando verificar o estado de poluição das margens do Rio Uruguai. A iniciativa tem como objetivo fornecer dados importantes para a preservação e o cuidado ambiental da região.
Ao todo, foram coletados materiais em cinco pontos distintos ao longo do rio. O primeiro ponto de coleta situou-se nas margens da Avenida Beira Rio, no bairro Universitário, enquanto a última amostra foi coletada na linha do prolongamento da rua do Comércio, no bairro Santa Tereza Baixo.