Na manhã de sexta-feira, 06, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para duas ocorrências distintas em Ituporanga: um atendimento pré-hospitalar (APH) a um homem em parada cardiorrespiratória e o combate a um incêndio em residência.
Atendimento pré-hospitalar: rapidez e eficiência garantem sucesso na reanimação
Por volta das 9h45, os bombeiros receberam um chamado para socorrer um homem de 68 anos, inicialmente relatado como vítima de uma crise convulsiva em via pública. No local, a equipe constatou que, na realidade, ele havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e iniciou imediatamente os procedimentos de reanimação.
Após o primeiro ciclo de manobras, foi utilizado o Desfibrilador Externo Automático (DEA), aplicando um choque na vítima. Os procedimentos de reanimação continuaram durante o transporte ao pronto-socorro. No ambiente hospitalar, após mais três choques e 20 minutos de atendimento, os médicos conseguiram restabelecer os sinais vitais do paciente, que permanece internado na UTI.
Segundo os bombeiros de Ituporanga, a rápida intervenção e a qualificação técnica da equipe foram determinantes para garantir uma nova chance de vida ao paciente. Participaram do atendimento o soldado Hoffmann, o Bombeiro Comunitário Erhardt e o aluno Bombeiro Comunitário Rafael.
Incêndio em residência
Ainda na manhã de sexta-feira, o CBMSC foi acionado para combater um incêndio em uma residência na localidade de Gabiroba. O proprietário do imóvel recebeu uma mensagem informando sobre o fogo e, ao chegar ao local, percebeu que ninguém havia acionado os bombeiros. Somente então entrou em contato pelo número 193.
Quando a equipe chegou, as chamas já haviam consumido toda a edificação, restando apenas pequenos focos para serem controlados. Após o combate ao incêndio, os bombeiros realizaram o rescaldo e isolaram o local para a perícia. Felizmente, não houve vítimas.