Bombeiros de São Joaquim estão preparados para ocorrências com frio

Uma reunião envolvendo diversos órgãos municipais e de segurança em São Joaquim, no último domingo (16/7), teve o intuito de preparar as forças de segurança para a chegada do frio intenso no estado. Como havia possibilidade de nevasca intensa em São Joaquim, o que poderia causar danos a residências e vias públicas, os bombeiros também se prepararam para possíveis ocorrências relacionadas ao frio, como pessoas com hipotermia graves ou incêndios por conta do uso incorreto de aquecedores ou lareiras.

De acordo com o 2º Tenente Nilton Mendes Nunes Júnior, Comandante do Corpo de Bombeiros de São Joaquim, “A reunião foi de extrema importância para uma organização anterior ao evento, pois trabalhamos com o pior cenário, assim estaremos preparados para todas as prováveis situações que possam ocorrer.”

Além do Corpo de Bombeiros Militar de São Joaquim, também participaram da reunião a Defesa Civil Municipal, a Polícia Militar, o Jeep Clube, o Rotary, o Rotaract, o meteorologista Ronaldo Coutinho e integrantes de diversas secretarias municipais.

O primeiro plano de ação foi baseado na arrecadação de alimentos para a possível ativação de um abrigo para pessoas que tivessem suas casas destelhadas e no funcionamento, durante 24 horas, da casa de apoio ao turista, com água, cafés, chás e biscoitos à disposição.

Como prevenção, aos turistas é indicado que só se desloquem para cidades caso estejam com reserva de hotel ou pousada. Para os moradores, a indicação é o monitoramento constante dos telhados,  com relação ao acúmulo de neve e que tomem cuidado com uso de fogões a lenha e aquecedores residenciais.