(Quartel em Blumenau)
Na noite desta segunda-feira, 9/10, Bombeiros Militares e Comunitários de todo estado pararam por um minuto às 19h em homenagem aos colegas tombados em serviço, no acidente de trânsito ocorrido no município de Descanso, há 10 anos. Em posição de continência, os militares catarinenses se postaram em frente aos quartéis e permaneceram por um minuto, demonstrando honradez em memória dos colegas que faleceram durante o atendimento que prestavam às vítimas.
Durante solenidade na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, o secretário de Defesa Civil do Estado, Rodrigo Morattelli também usou a tribuna para relembrar do acidente e pediu um minuto de silêncio aos Bombeiros tombados em serviço. A sessão solene especial na Alesc, nesta segunda-feira, foi provocada pelo presidente da casa, Deputado Silvio Dreveck em homenagem ao dia do Socorrista, comemorado em 11 de Julho.
(Quartel de Brusque)
(Quartel em Chapecó)
(Quartel em Timbó)
(Quartel em Canoinhas)
(Quartel em Lages)
Histórico do acidente de Descanso:
(Por Mariana Hendler- Estagiária- CBMSC)
O dia 09 de outubro de 2007 ficou marcado na história de Santa Catarina, com a sequência de dois acidentes na BR-282, que deixou 90 feridos e 27 mortos, entre eles cinco Bombeiros que trabalhavam na ocorrência.
A tragédia ocorreu nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas, por volta das 19h. O primeiro acidente foi o resultado de uma colisão frontal, quando uma carreta de Frederico Westphalen (RS), tentava fazer uma ultrapassagem e bateu de frente com um ônibus, que transportava pessoas que voltavam de um show em Chapecó, para São José do Cedro, gerando seis vítimas.
Cerca de duas horas após o primeiro acidente, enquanto Bombeiros Militares e Policiais, jornalistas e também moradores da região prestavam socorro às vítimas, uma carreta carregada de açúcar, sem freio e em alta velocidade atingiu os carros parados na rodovia, gerando um segundo acidente e vitimando mais 16 pessoas.
No choque, morreram 27 pessoas, entre elas os seguintes Bombeiros Militares:
*Cabo BM Leonir Francisco Bagatini (43 anos);
*Cabo BM Roberto Inácio Borgheti (41 anos);
*Cabo BM Evandro Daltoé (31 anos);
*Soldado BM Carlos Roberto Françozi (34 anos); e
*Bombeiro Comunitário Élio Moss (33 anos).
Texto: Krislei Oechsler- Jornalista
Fotos: B5 dos Batalhões de Lages, Canoinhas e Blumenau