PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (335 palavras)

Bombeiros do BOA participam de simulado em unidade da Marinha do Brasil

Militares do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC participaram de um curso com simulado de queda de aeronave sobre a água nesta terça-feira (14). A atividade foi realizada na base naval da Marinha do Brasil, localizada em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro. A base é a única no país que possui estrutura adequada para treinamento dos militares, atendendo profissionais de todo o país.

 

 

O curso tem como objetivo de melhorar a sobrevivência de quedas de aeronaves de asa rotativa na água (helicóptero). Ao todo, cinco militares do CBMSC (quatro tripulantes e um piloto) realizaram o curso, acompanhados de militares do Batalhão Aéreo da Polícia Militar de Santa Catarina. As aulas abrangem técnicas práticas e teóricas sobre atitudes que podem preservar a vida do profissional em caso de queda de helicóptero na água. No simulado, foram praticadas ações de emergência como a saída da aeronave totalmente submersa. A atividade aborda quais reações são mais seguras para uma situação de queda com submersão da aeronave.

 

 

Os militares que participaram do curso têm intenção de disseminar o conhecimento aprendido entre a tripulação do BOA, utilizando um simulador mais simples, com objetivo de repassar aos profissionais técnicas de flutuação e apneia, por exemplo. Com o curso, a tripulação adquire o conhecimento de habilidades básicas para sair de uma aeronave em segurança. As principais técnicas trabalhadas são o autocontrole psicológico, controle da respiração e atitudes que favoreçam o sucesso da operação.

 

 

Os principais riscos presentes num pouso emergencial de helicóptero na água são: autocontrole, desorientação em decorrência dos giros e dificuldade de visibilidade, obstrução das passagens em decorrência da colisão, risco de colisão com o rotor principal antes de sua parada e lesões que podem dificultar uma saída da aeronave. Com a prática do simulado, a corporação ganha profissionais ainda mais preparados para a atuação em atendimento emergencial, especialmente no resgate aeromédico especializado, realizado atualmente pelo BOA.

 

 

 

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193