Dois bombeiros militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), em Blumenau, estiveram presentes durante a competição do 12º Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores. As provas ocorreram entre os dias 15 e 17 de setembro em Maringá, Paraná.
Entre 19 participantes, incluindo sete bombeiros militares de diferentes regiões do país, representando os estados do Paraná, Goiás, Paraíba e Santa Catarina, o cabo Marconde Mendes da Silva e o cabo Júlio Pinto Neto, do CBMSC, competiram em cinco provas técnicas.
As provas foram divididas em: trabalho na árvore, subida rápida, lançamento de linha, escalada livre e resgate aéreo. A primeira tem como objetivo principal realizar cortes complexos com segurança e eficiência, a subida rápida, testa a agilidade e a velocidade dos competidores enquanto eles sobem em árvores altas, o lançamento de linha testa a precisão e a habilidade de atirar uma linha de salvamento, a escalada livre que representa um desafio adicional, exigindo que os competidores escalem árvores sem o auxílio de equipamentos de segurança e por fim, o resgate aéreo que simulou uma situação crítica que demandava a evacuação de uma vítima em uma árvore, demonstrando a capacidade de resposta sob pressão.
O cabo Marconde conta que a preparação e as provas realizadas colaboram para um bom desempenho no efetivo: "O nível técnico das competições enriquece muito o trabalho de corte de árvores no CBMSC, bem como o trabalho em altura em todas as questões de segurança", explica.