PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (676 palavras)

BOMBEIROS DO CBMSC EM PALHOÇA ATENDEM ACIDENTE NA BR-282 E ALERTAM SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO NOS DIAS DE CHUVA

Nesta sexta-feira, 23, pela manhã, o motorista de um caminhão perdeu o controle devido a pista escorregadia e acabou colidindo contra algumas proteções de concreto em um desvio na rodovia. A ocorrência aconteceu na BR-282, no bairro Bela Vista, próximo ao depósito de um supermercado da região. Com a colisão, acabou havendo derramamento de óleo na pista, na qual a Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou interromper o fluxo de veículos parcialmente para a disposição de serragem pelos bombeiros, evitando assim novos acidentes no local. 



Os dias chuvosos podem criar condições de condução desafiadoras, aumentando o risco de acidentes. Para garantir a sua segurança e a dos outros motoristas, aqui estão algumas dicas importantes para dirigir com segurança em dias de chuva:

- a velocidade é um fator crítico em condições de chuva. Reduza a velocidade e dirija com mais cautela para garantir que você possa parar com segurança, se necessário. Lembre-se de que a aderência dos pneus é reduzida em superfícies molhadas.

- aumente a distância entre o seu veículo e o veículo da frente. Isso permitirá que você tenha tempo de reação suficiente, caso precise frear bruscamente. Lembre-se de que a distância de frenagem é maior em pistas molhadas.

- ligue os faróis baixos, mesmo durante o dia chuvoso. Isso ajudará a melhorar a visibilidade e permitir que outros motoristas o vejam mais claramente. Evite usar os faróis altos, pois podem causar reflexos e atrapalhar a visão dos outros motoristas.

- evite fazer mudanças de faixa rápidas, curvas bruscas ou frenagens repentinas. Manobras bruscas podem resultar em perda de controle do veículo em superfícies escorregadias. Faça movimentos suaves e previsíveis.

- mantenha os para-brisas limpos e use os limpadores de para-brisa em velocidades adequadas. Se o para-brisa embaçar, use o desembaçador para garantir uma visibilidade clara. Verifique regularmente as palhetas dos limpadores e substitua-as se estiverem desgastadas, pois palhetas inadequadas podem prejudicar a eficácia na remoção de água do para-brisa.

- a aquaplanagem ocorre quando os pneus perdem o contato com a superfície da estrada devido ao acúmulo de água. Para evitar isso, evite dirigir em poças profundas e reduza a velocidade ao passar por áreas com acúmulo de água. Se você sentir aquaplanagem, não freie bruscamente; em vez disso, tire o pé do acelerador suavemente até que os pneus retomem o contato com a estrada.

- lembre-se de que nem todos os motoristas adotam as precauções adequadas em dias de chuva. Esteja atento aos veículos ao seu redor e esteja preparado para reagir a qualquer manobra inesperada. Mantenha-se focado e evite distrações, como o uso do celular.

- se possível, verifique as condições do tempo e planeje sua rota com antecedência. Esteja ciente de áreas suscetíveis a enchentes ou de locais conhecidos por apresentarem condições perigosas em dias de chuva intensa. Se as condições estiverem muito adversas, considere adiar a viagem ou procurar uma rota alternativa mais segura.

- em condições de chuva intensa, é natural sentir-se mais tenso e ansioso. No entanto, tente manter a calma e manter a concentração na estrada. Evite comportamentos agressivos ou impulsivos, como ultrapassagens arriscadas. Priorize a segurança de todos os envolvidos no trânsito.

- dirigir em dias de chuva exige cuidado extra, mas seguindo essas dicas você pode reduzir significativamente os riscos de acidentes. Lembre-se sempre de adaptar sua velocidade e técnicas de condução às condições da estrada. Esteja alerta, mantenha distância segura e use corretamente os equipamentos de segurança do veículo.


Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares para ajudar a criar um ambiente de trânsito mais seguro para todos. Juntos, podemos evitar acidentes e garantir viagens mais seguras, mesmo nos dias chuvosos. 


Créditos:
Texto: cabo Jeferson da Silva
Imagens: Divulgação CBMSC/Palhoça
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193