Na madrugada de quinta-feira, 23, por volta das 4h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Porto União atendeu uma ocorrência envolvendo um bebê que estava engasgado. A eficiência da equipe de plantão foi crucial para o sucesso deste atendimento.
A situação ocorreu no município de Porto União, onde familiares fizeram contato com o CBMSC pelo 193 relatando o engasgamento de um bebê (lactente) com aproximadamente 2 meses de vida. A equipe iniciou o atendimento pelo telefone, fornecendo informações precisas para que a família pudesse iniciar as manobras.
Ao chegarem ao quartel, os familiares e o recém-nascido foram recebidos pelo bombeiro comunitário João Wilson Alves, que constatou que o bebê ainda estava com as vias aéreas obstruídas e, de imediato realizou os procedimentos necessários para a desobstrução.
O BC João, adotou a posição de resgate, sustentando o corpo do bebê com o antebraço, garantindo que a cabeça ficasse mais baixa que o corpo, executando as tapotagens de resgate, obtendo sucesso imediato, logo no primeiro ciclo.
O bebê recuperou os sentidos, apresentando respiração normal e expressando choro. Após a desobstrução bem-sucedida, foi constatado que o bebê encontrava-se com as vias aéreas permeáveis.
O CBMSC enaltece a dedicação e o profissionalismo dos bombeiros envolvidos nesse atendimento, destacando a importância do treinamento contínuo e da prontidão para lidar com situações de emergência. A resposta rápida e a eficácia demonstradas refletem o comprometimento do CBMSC em preservar vidas e garantir a segurança da comunidade e reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento
Prevenção: como agir em caso de engasgamento de bebês