PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (489 palavras)

BOMBEIROS LOCALIZAM VÍTIMAS DE AFOGAMENTO NO RIO NEGRO APÓS OPERAÇÃO COMPLEXA DE BUSCA


No início desta semana, mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) localizaram e resgataram dois homens que haviam desaparecido nas águas do Rio Negro, na divisa entre Santa Catarina e Paraná. A ocorrência, atendida pelas guarnições da Companhia de Mafra e reforçada por equipes especializadas, envolveu buscas intensas e desafios devido à forte correnteza e à presença de galhos submersos. 



A ocorrência

O incidente ocorreu na tarde de domingo (30), quando um homem de 46 anos foi arrastado pela correnteza enquanto nadava no rio. Ele submergiu e não retornou à superfície. Ao tentar socorrê-lo, um segundo homem, de 43 anos, também foi levado pela força da água e desapareceu.

Ainda no domingo, familiares que estavam no local acionaram o CBMSC por volta das 15h44. De imediato, as equipes iniciaram as buscas utilizando embarcações e garatéias (instrumentos usados em operações de busca subaquática), percorrendo as margens e o leito do rio até o anoitecer, infelizmente sem sucesso. 

Com a complexidade do cenário, as buscas foram retomadas na manhã de segunda-feira (31), com o apoio da equipe de mergulho da 2º Região de Bombeiros Militar (2º RBM). Após horas de varredura subaquática, os bombeiros localizaram a primeira vítima e acionaram a Polícia Científica para os procedimentos necessários.

Já na terça-feira (1º), as equipes, acompanhadas pelo sargento Greffin, de Papanduva, voltaram ao local para continuar as buscas. No início da manhã, um dos amigos das vítimas avistou o corpo da segunda vítima emergindo à superfície. A guarnição realizou o resgate e novamente acionou os órgãos competentes.



Os desafios da operação

O trabalho de busca foi marcado por desafios, devido à grande profundidade e à presença de galhos submersos no Rio Negro. Mesmo diante dessas dificuldades, os mergulhadores do CBMSC seguiram protocolos rigorosos para garantir um trabalho seguro e eficiente.

Após a finalização dos resgates e a retirada dos equipamentos, as equipes retornaram ao quartel, encerrando a missão e permitindo que os familiares das vítimas pudessem prestar suas últimas homenagens.

O CBMSC reforça a importância da prevenção e da conscientização sobre os riscos dos rios e represas, que frequentemente apresentam correntezas traiçoeiras e obstáculos submersos. 



Créditos:
Texto: Sargento Bruna de Paula Schafhauser, subtenente CTISP Paulo Sérgio Sprotte e sargento José Carlos Hurt
Imagens: Divulgação CBMSC/Subtenente CTISP Paulo Sérgio Sprotte e BC Reinaldo Jaroszevski Augustin.
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193