PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (344 palavras)

BOMBEIROS MILITARES DE FLORIANÓPOLIS PARTICIPAM DE CURSO DE “RAPID INTERVENTION TEAM - RIT” EM SÃO PAULO

No último dia 22, os bombeiros militares cabo João Samuel Flores Sodré e cabo Ezequiel Soares de Souza estiveram em São Paulo participando do curso de RIT - Rapid Intervention Team ou Equipe de Intervenção Rápida.



O curso foi ministrado pelo capitão Eddy Pacheco, comandante da Estação 7 de Bombeiros de Miami Dade - Flórida - Estados Unidos da América.

Durante o curso foram repassadas técnicas para intervenções rápidas e emergenciais objetivando a retirada de possíveis bombeiros feridos durante o atendimento de ocorrências, ou em locais de risco e de difícil acesso. Muito comum nos Estados Unidos, os protocolos de RIT são compostos por uma equipe de dois ou mais bombeiros dedicada exclusivamente a resgatar outros bombeiros em perigo.



Segundo o cabo Ezequiel, do quartel central de Florianópolis, participar de um curso como este prepara o bombeiro para o resgate dos companheiros de equipe, além da troca de experiência e conhecimento entre bombeiros de outros Estados e dos Estados Unidos. Com o conhecimento adquirido no curso, o cabo Ezequiel planeja ministrar um treinamento para disseminar o conteúdo aprendido com as equipes de plantão de combate a incêndio do batalhão, para que assim estejam também aptas a realizar o salvamento de outros bombeiros em situações de perigo.

Os bombeiros catarinenses se destacaram nas atividades práticas do curso e ao final presentearam o capitão Eddy Pacheco com uma camiseta do fardamento operacional do CBMSC.



Além dos militares catarinenses, o curso contou com a participação de bombeiros militares de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, assim como civis de diversos Estados.


Créditos:
Texto: cabo Tiago Moritz Andrade
Imagens: cabo João Samuel Flores Sodré
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193