PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (386 palavras)

BOMBEIROS MILITARES DE SANTA CATARINA MINISTRAM INSTRUÇÕES DE INTERVENÇÃO EM ÁREAS DESLIZADAS PARA BOMBEIROS DE SÃO PAULO

O Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) solicitou apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com instrutores de Intervenção em Áreas Deslizadas, para suporte durante o Curso de Busca e Salvamento Urbano.

As instruções aconteceram nesta semana, nos dias 16 e 17 de agosto, na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, para uma turma composta por 20 bombeiros de São Paulo e dois bombeiros do Paraná. Para esta missão foram selecionados os Capitães Fillipe Pamplona e Rubens Babel Júnior, integrantes da Coordenadoria de Intervenção em Áreas Deslizadas do CBMSC, pela experiência, tanto como instrutores, quanto em ocorrência de deslizamentos. Ambos são Comandantes de equipes de Forças-Tarefa. 



O intercâmbio surgiu da participação de bombeiros militares de São Paulo no Curso de Intervenção em Áreas Deslizadas em junho de 2022, realizado em Santa Catarina. Alguns dos participantes fazem parte da coordenação do Curso de Busca e Salvamento Urbano e, ao organizar a atual edição, decidiram solicitar à Santa Catarina que levasse a expertise e experiência na área, a fim de qualificar ainda melhor o corpo discente. 



Instruções ministradas pelos militares catarinenses:

- noções de mecânica dos solos;
segurança em operações;
- técnicas de desmanche, com ênfase em desmanche hidráulico;
- técnicas de escoramento;
- sondagem de áreas deslizadas;
- autossalvamento.

Desde 2020, o estado de São Paulo enfrentou grandes ocorrências de deslizamento: em 2020, na Baixada Santista, 45 mortos; em 2002, em Franco da Rocha, 18 mortos; em 2023, em São Sebastião, 65 mortos. 

Clique aqui e conheça mais sobre a área de Intervenção em Áreas Deslizadas do CBMSC:


Créditos:
Texto: capitão Filipe Pamplona e Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193