O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está participando do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) em Itajaí, que é ministrado pela Marinha do Brasil e tem duração de duas semanas.
O ETSP tem como propósito habilitar os Bombeiros Militares e Guarda-Vidas Civis Voluntários a tripular embarcações ou conduzir motos aquáticas, de até oito metros de comprimento e com propulsão a motor, empregadas em navegação interior. Sendo utilizadas essas embarcações para prevenção de afogamentos durante a Operação Veraneio, buscas e resgates.
Durante o curso são abordados temas de ordem teórica e prática, como navegação, RIPEAM (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento em Mar), legislação aquaviária, conhecimentos gerais sobre embarcações, manobras de embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, meteorologia, entre outros.
Para Itajaí, foram disponibilizadas 60 vagas, divididas em 3 turmas, sendo uma iniciada e finalizada no mês de julho, e outras duas previstas para o mês de agosto. A turma II teve início no dia 07 e encerra hoje, 21, mesmo dia que inicia a Turma III, cujo encerramento está previsto para o dia 04 de setembro.
Esta formação demonstra o empenho do CBMSC em prestar um trabalho de qualidade. Além de transmitir conhecimento técnico, o curso é projetado para incutir confiança e responsabilidade nos participantes, preparando-os para responder com eficácia a emergências.
O tenente-coronel José Ananias Carneiro, comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM), destacou a importância dessa capacitação para que os bombeiros estejam cada vez mais preparados para lidar com situações de emergência em ambientes aquáticos, garantindo a segurança da população e o sucesso de operações.