PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (284 palavras)

BOMBEIROS MILITARES DE SANTA CATARINENSE PUBLICAM ARTIGO EM REVISTA CIENTÍFICA SOBRE UM CASO DE UM INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES

Os bombeiros militares capitão Wagner Alberto de Moraes e cabo Marcel Silveira dos Santos publicaram um estudo científico na revista Flammae, revista científica do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. 

O estudo intitulado "Incêndio em almoxarifado comercial: estudo de caso" expôs os experimentos realizados no Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para auxiliar na atividade de perícia de um incêndio de grandes proporções ocorrido no almoxarifado de um hipermercado em Florianópolis. O incêndio começou no pátio externo, parcialmente coberto, em que eram estocadas mercadorias diversas. 



A fim de testar hipóteses do que poderia ter ocorrido, foram realizados ensaios para entender o comportamento da irradiação solar em latas de spray de desodorante e antitranspirante comercialmente disponíveis, a temperatura de ruptura dessas latas, possíveis vazamentos, consequências da convergência da luz solar em garrafas transparentes sobre uma superfície sólida, entre outros aspectos.

Além da investigação de possíveis falhas na prevenção e do combate ao incêndio, o estudo de uma ou mais causas que possam ter iniciado ou agravado a situação se torna fundamental para que situações como essa sejam melhor atendidas e, inclusive, novas regulamentações sejam criadas.

O estudo completo pode ser consultado aqui.



Créditos:
Texto: Crisina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC e soldado Eduardo de Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193