Iniciou na manhã de hoje, 23, nas dependências da sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Itajaí, o Curso de Mergulho de Segurança Pública da National Association of Underwater Instructors, a NAUI. O curso terá duração de 40 (quarenta) horas, distribuídas em uma semana e será ofertado a 15 mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina CBMSC, lotados nas cidades de Itajaí, São Joaquim, São Francisco do Sul, Rio do Sul, Balneário Piçarras, Lages e Tijucas.
O Curso de Mergulho de Segurança Pública Public Safety Dive (PSD) tem como objetivo aumentar os conhecimentos teóricos e técnicos durante a realização de uma operação de mergulho de segurança pública, destaca o major João Emiliano de Moura Silva Miranda, comandante do quartel de Navegantes e integrante da Coordenadoria de Atividades Aquáticas do CBMSC.
O termo "Mergulho de Segurança Pública" é um termo genérico usado para descrever o tipo de mergulho tipicamente realizado por forças policiais, bombeiros civis e militares e equipes de mergulhadores voluntários de busca, resgate e recuperação. Este curso é uma certificação de educação continuada para mergulhadores autônomos já certificados. Os alunos graduados com sucesso estarão capacitados, em ambientes aquáticos ou subaquáticos, para:
- Realizar busca por pessoas perdidas;
- Analisar, coordenar e executar atividades de mergulho para resgatar e recuperar vítimas, veículos ou outros tipos de evidências criminais.
- Auxiliar as autoridades judiciárias e investigadores em tarefas de elucidar crimes ou acidentes.