No estado catarinense desde a última quarta-feira, uma comitiva formada pelo alto escalão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul visitou na tarde de hoje o Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Capital. A visita terminou com uma palestra com o intuito de compartilhar as experiências e mudanças na legislação gaúcha após a tragédia que vitimou 242 jovens queimados numa boate em Santa Maria, em 2013.
Na época do acidente, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul ainda estava atrelado à Polícia Militar gaúcha. As causas do incêndio e o funcionamento da boate, sem as condições devidas de segurança, fomentaram mudanças na legislação gaúcha de prevenção a incêndios e pânico.
Para o Coronel BM César Assumpção Nunes, a tragédia de Santa Maria, embora tenha trazido muita tristeza a inúmeras famílias, trouxe à tona uma nova postura dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros, e até mesmo das população, que passou a dar mais importância à fiscalização das edificações. “Hoje, Santa Catarina é excelência no setor de atividades técnicas. Estamos sempre buscando o equilíbrio entre o que é necessário exigir para que a edificação seja realmente segura e qual a melhor forma de atuarmos para agilizar o processo de liberação da documentação necessária ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais,” disse.