O curso, com 45 horas/aula, tem a finalidade de habilitar os militares a desenvolverem competências necessárias para conduzir com segurança embarcações do tipo Resgate, utilizadas em busca e salvamento.
Durante o curso os militares puderam praticar técnicas e procedimentos para operar a embarcação, planejar buscas, cartas náuticas, navegação costeira com instrumentos do tipo GPS, AIS, RADAR e SONAR.
O CAER é um dos pré-requisitos exigidos pela Marinha do Brasil (MB) através da Portaria Nº 41/CPSC, de 23 de abril de 2019, para habilitação dos bombeiros militares na condução das embarcações Resgate em navegação costeira, além deste, são exigidas as habilitações de órgão público ECSP ou ETSP e Mestre Amador, ambas emitidas pela MB.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) possui cinco embarcações deste tipo, ou seja, embarcações tubulares rígidas fabricadas em PEAD e Fibra de Vidro, com comprimento total variando entre 27 e 33 pés. Sendo as únicas da corporação homologadas para navegação Costeira (até 20 milhas náuticas da costa), estão distribuídas nas cidades de São Francisco do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis e Laguna.