PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (502 palavras)

BOMBEIROS MILITARES PLANTAM 131 MUDAS DE ÁRVORES COMO COMPENSAÇÃO AMBIENTAL POR COMBUSTÍVEL CONSUMIDO NO EXTREMO SUL

Com o olhar voltado para o futuro, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizou na tarde de quinta-feira, 23, a plantação de 131 mudas de árvores nas cidades de Criciúma, Içara, Araranguá e Sombrio. A iniciativa está relacionada a uma medida de compensação ambiental pela quantidade de combustível (diesel e gasolina) consumida durante a operação veraneio no Extremo Sul. 



Durante os três meses de guarda-vidas nas praias de Balneário Rincão, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos e Passo de Torres, foram gastos cerca de 1,7 mil litros de gasolina e 4,5 mil litros de diesel. Convertido para a quantidade de carbono emitido no meio ambiente, chegou ao resultado de 131 árvores a serem plantadas.  



"Essa ação faz parte também da nossa missão, que é proteger a vida o patrimônio e o meio ambiente. A Operação Veraneio é nossa maior operação e, por conta do combustível gasto, pensamos no plantio como uma maneira de compensação", afirmou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

Em Criciúma, as 51 mudas de árvores foram plantadas na área do Loteamento Industrial, no bairro Verdinho, local de recuperação de um curso d'água afluente da microbacia hidrográfica do Rio Sangão e Bacia hidrográfica do Rio Araranguá, espaço territorial especialmente protegido, próximo à área de proteção ambiental do Morro Albino e Estevão.



No município de Içara, os bombeiros militares plantaram 30 mudas na Avenida Manoel Gregório Pacheco, próximo a SC-445. Em Araranguá, foram colocadas 30 árvores no Parque Municipal Valter Belinzoni, no bairro Urussanguinha. Já em Sombrio, as 20 mudas foram distribuídas em uma área verde em frente ao novo quartel, no Loteamento São Pedro.

"O pouco que realizamos já é o começo de um futuro com um meio ambiente mais sustentável para todos nós. Esse foi o primeiro passo de uma ação que vamos buscar realizar todos os anos", finalizou o comandante.


 
A ação do 4º BBM contou com o apoio da Fundação do Meio Ambiente de Içara (FUNDAI), através do horto florestal com a doação das 131 mudas de árvores, da Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma, Fundação do Meio Ambiente de Araranguá (FAMA) e Diretoria do Meio Ambiente de Sombrio, com a indicação dos locais mais necessitados para o plantio.


Créditos:
Texto: Manuela Silva - Assessoria de Imprensa do 4º BBM
Imagens: Manuela Silva
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193